Etapas de um Planejamento Financeiro

Etapas de um Planejamento Financeiro

outubro 19, 2020 Planejamento Financeiro 0

O planejamento financeiro consiste em um processo de seis etapas, onde o Planejador Financeiro considera todos os aspectos da situação financeira de um cliente ao formular estratégias e fazer recomendações. 

  1. Estabelecer e definir a relação com o cliente.
    O Planejador Financeiro explica ao cliente como funciona o processo para elaborar um planejamento financeiro, os serviços que ele oferece, as competências e a experiência profissional. O profissional e o cliente determinam se os serviços oferecidos pelo profissional e suas competências atendem às necessidades do cliente.  O profissional e o cliente concordam com os serviços a serem prestados. O profissional descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que o planejamento financeiro seja iniciado, incluindo detalhes sobre: ​​as responsabilidades de cada parte, os termos do contrato e a compensação financeira. O escopo do trabalho é estabelecido por escrito em um documento formal assinado por ambas as partes.
  2. Coletar as informações do cliente.
    O Planejador Financeiro e o cliente identificam os objetivos pessoais e financeiros do cliente, necessidades e prioridades que são relevantes para o escopo do trabalho antes de fazer e / ou implementar qualquer recomendação. O profissional coleta informações e documentos quantitativos e qualitativos suficientes sobre o cliente, relevantes para o escopo do trabalho, antes de fazer e / ou implementar quaisquer recomendações.
  3. Analisar e avaliar a situação financeira do cliente.
    O Planejador Financeiro analisa as informações do cliente, sujeitas ao escopo do trabalho, para obter um entendimento da situação financeira do cliente. O profissional avalia os pontos fortes e fracos da situação financeira atual do cliente e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.
  4. Desenvolver o planejamento financeiro e apresentar ao cliente.
    O Planejador Financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes para a situação atual do cliente que poderia atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente; desenvolve as recomendações com base nas estratégias selecionadas para atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades confirmados pelo cliente; e apresenta as recomendações do planejamento financeiro e as justificativas de suporte de uma forma que permita ao cliente tomar uma decisão.
  5. Implementar as recomendações do planejamento financeiro.
    O Planejador Financeiro e o cliente concordam sobre as responsabilidades de implementação que são condizentes com o escopo do trabalho, a aceitação do cliente das recomendações e a capacidade do profissional de implementar as recomendações. Com base no escopo do trabalho, o profissional apresenta produto(s) e serviço(s) apropriado (s) que são consistentes com as recomendações do planejamento financeiro aceitas pelo cliente.
  6. Revisar a situação do cliente.
    O Planejador Financeiro e o cliente definem e concordam mutuamente sobre os termos de revisão e reavaliação da situação do cliente, incluindo metas, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes. Se estiver realizando uma revisão, o profissional e o cliente revisam a situação do cliente para avaliar o progresso em direção ao cumprimento dos objetivos das recomendações do planejamento financeiro, determinar se as recomendações ainda são adequadas e confirmar quaisquer revisões mutuamente consideradas necessárias.